Garopaba Smart City: reconhecimento internacional - photo andreluibernardo

Garopaba Smart City: reconhecimento internacional

Garopaba Smart City! Recentemente Garopaba conquistou o InovaCidade 2023, a mais prestigiosa premiação de Cidade Inteligente da América Latina. Apenas Joinville e Florianópolis, duas outras cidades catarinenses, alcançaram esse título nesta edição. O Instituto Smart City America Business, responsável pelo reconhecimento internacional, realizou a cerimônia de premiação em São Paulo, durante um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes da América Latina.

Essa conquista foi possível graças ao programa Garopaba em Ação, um plano que prioriza o desenvolvimento dinâmico e sustentável do município. Ou seja, garantindo qualidade de vida por meio da construção de uma cultura harmoniosa. Sendo assim, não se trata apenas da inauguração de uma obra, mas sim de um planejamento. Ou seja, que cria um ecossistema inteligente, equitativo, circular, aberto e democrático. Dessa forma, são ações interconectadas que visam beneficiar a população, o meio ambiente e a economia.

Ao todo, foram recebidas 135 inscrições, e o Garopaba em Ação foi um dos 32 projetos selecionados. Inscrições que obtiveram pontuação nos quatro pilares avaliados: método, relevância, impacto e eficiência. “Uma Cidade Inteligente não se baseia apenas em tecnologia, mas em tudo o que melhora a vida das pessoas, transformando-as em agentes de mudança. Garopaba esteve no palco ao lado de outros municípios com estrutura e orçamento superiores. Estamos nos tornando uma referência no país. Parabenizo toda a nossa equipe!”, comemora o vice-prefeito Guto Chaves, que recebeu o prêmio pessoalmente.

Sobre o programa

O programa Garopaba em Ação é um exemplo de desenvolvimento sustentável, que busca criar uma cultura harmoniosa que abrange diversos aspectos da cidade. Dessa forma, esse plano está em constante aprimoramento e valoriza a participação da população. Ou seja, considerando as complexidades envolvidas no meio ambiente, ser humano, economia e sociedade.

Desde o seu lançamento em 2021, o programa já apresentou indicadores positivos em várias áreas e se tornou uma referência nas ações realizadas na cidade. Além do prestigioso prêmio InovaCidade 2023, Garopaba também foi um dos finalistas do prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Sustentabilidade. O Garopaba em Ação é implementado com base em um planejamento estratégico alinhado à agenda 2030 e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O que é Smart City?

De acordo com a União Europeia, Smart Cities são sistemas nos quais as pessoas interagem e utilizam energia, materiais, serviços e financiamento para impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida. Ou seja, essas interações são consideradas inteligentes devido ao uso estratégico de infraestrutura. Bem como, serviços, informações e comunicação, planejamento e gestão urbana para atender às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Atualmente o índice “Cities in Motion”, desenvolvido pela IESE Business School na Espanha, apresenta 10 dimensões que indicam o nível de inteligência de uma cidade. Ou seja, governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e economia.

Concluindo, pesar de ser um conceito relativamente recente, as Smart Cities já se consolidaram como tema fundamental nas discussões globais sobre desenvolvimento sustentável. Movimentando um mercado global de soluções tecnológicas estimado em US$ 408 bilhões até 2020. Cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes. Para dessa forma sustentar o crescimento econômico e atender às demandas materiais da nova classe média. Ao mesmo tempo, os países desenvolvidos precisam aprimorar suas infraestruturas urbanas existentes para se manterem competitivos. Nessa busca por soluções, mais da metade das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes já possuem ou estão implementando iniciativas para se tornarem verdadeiras Smart Cities.

Garopaba Smart City na prática

O Garopaba em Ação adota uma abordagem sistemática, iniciando com motivação explícita, seguida de estudo de caso. Bem como, debate prévio e análise de viabilidade econômica, social e ambiental para medir os impactos do programa. Até agora, foram realizadas obras e ações abrangentes em todas as áreas da administração pública, como saúde, educação, segurança, meio ambiente e tecnologia.

Por fim, o programa estabeleceu parcerias com a administração pública municipal. Ou seja, envolvendo programas e projetos estaduais e federais que buscam soluções inovadoras e sustentáveis para problemas crônicos. Além do apoio direto, associações e organizações do terceiro setor também participaram, conforme previsto pelo programa.

Com informações: @SCtododia e @FGV