Lui / Conceito Criativo
8 itens essenciais para saber a qualidade da sua marca
por André Lui Bernardo

8 de janeiro de 2019

Marca

Muitas dúvidas aparecem ao longo da vida do empreendedor. E entre elas está a qualidade, a aplicabilidade e a proteção à sua marca. É clichê, mas sempre bom lembrar: sua marca é essencial para conquistar a clientela e garantir os melhores resultados.

A marca é o símbolo que representa o DNA de uma empresa. É um registro de memória, que é propagado para conectar sua empresa aos seus clientes. Por isso, toda marca sempre precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades de cada consumidor. Garantir satisfação e a melhor experiência ao cliente que escolhe o seu empreendimento.

 

1 ‣ Registro de marca: proteção e valorização

Em um ambiente mercadológico disputado, é necessário focar em um contexto diferente: a identificação do cliente com seu produto/serviço por meio da construção e proteção da sua marca — que deve ser umas das suas prioridades! Sem nome registrado, todo o seu esforço em empreender corre alto risco. Sua marca está registrada?

Nosso parceiro, Remma Marcas ajuda empreendedores e profissionais a proteger e valorizar suas marcas e propriedade intelectual, gerando nova fontes de receita, de forma que possam ampliar seu alcance e patrimônio, sem a necessidade de iniciar novos investimentos, eliminando desperdícios de tempo e recursos financeiros.

 

2 ‣ Nome

Criar um nome não é algo simples de se fazer: requer muita pesquisa e conhecimentos específicos, entre eles o de linguística e conhecimento cultural. A escolha de um bom nome pode fazer com que o desenvolvimento de uma marca seja acelerado em anos e que ela cresça mais rapidamente. Em um projeto de branding, o nome, que, juntamente com o tom de voz e o slogan, faz parte da identidade verbal, pode iniciar o processo de posicionamento de uma marca e contar ao público quais são seus diferenciais.

É importante perceber que um nome criado de forma adequada pode determinar o curso de uma marca. Assim, é de suma importância que o nome escolhido esteja em consonância com os valores da empresa, que transpareça sua história e, especialmente, que vislumbre seu futuro.

Um nome criado de forma adequada pode determinar o curso de uma marca, ele não é fruto de uma tentativa de descrição do produto ou serviço oferecido, mas sim do espírito, da personalidade da empresa, e o que intrinsecamente a diferencia de qualquer outra, porque isso é o que vai ligar a marca emocionalmente a todos aqueles que entrarem em contato com ela. 

O nome da sua empresa atende a esses principais critérios?

 

3 ‣ Domínio

O registro de um domínio na internet é fundamental para a presença digital da sua marca, independente do tamanho da empresa, é através deste endereço que se dará todo acesso ao site e aos e-mails da empresa.

Muitas vezes a empresa não dá importância em ter o próprio domínio ou em outros casos até tem domínio próprio mas prefere divulgar o e-mail mais antigo @gmail.com, @hotmail.com, @uol.com.br ou @yahoo.com porque é mais conhecido do público, não faz sentido, talvez por falta de informação você deixa de divulgar um e-mail que pode agregar mais valor a imagem da sua empresa.

Mais que isso, é a sua marca acessível a todos os usuários com acesso a internet. Este usuário chegará a sua página através deste endereço www.suaempresa.com.br ou outro sufixo qualquer.

 

4 ‣ Cores

Para a criação da sua marca foram utilizadas cores diferentes das usuais, de acordo com a escala pantone, tornando cada projeto único e exclusivo? Você recebeu os valores correspondentes, da cartela de cor, em RGB, CMYK e Hexadecimal (Web)? Saiba que essas informações são imprescindíveis para que ao longo da aplicação o projeto esteja sempre 100% ok.

 

5 ‣ Tipografia

Cada estilo tipográfico é uma representação visual de uma voz. Alguns estilos mais clássicos, outros profissionais, outros artísticos. Fazendo uma análise completa da sua marca, em termos de tiporafia utilizada para o design do logo, bem como de todos os outros materiais de divulgação, o projeto gráfico como um todo, tem a voz que representa a sua empresa?

 

6 ‣ Qualidade e beleza nas peças visuais

O projeto gráfico da sua empresa precisa seguir sempre as diretrizes presentes no manual de marca. O manual define a aplicação em diversos dispositivos, bem como em impressões. Garantindo espaçamento, tamanhos mínimos, etc. Além de toda a linguagem visual, para que a sua empresa se comunique de forma consistente. Desde o cartão de visitas até um banner ou um post no instagram. Qual nota você daria para esse aspecto, ao observar a sua empresa?

 

7 ‣ Presença no google

Ao pesquisar pelo seu serviço, na sua localização, o site da sua empresa aparece? Devido ao grande volume diário de postagens nas redes sociais, contextos políticos, etc, o google vêm se tornando uma peça chave essencial para conquistar novos clientes. Pela praticidade e rapidez de chegar à informação necessária.

8 ‣ Desenho da marca

Por fim, mas não menos importante: o desenho da marca tem que comunicar muito bem. Precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do seu negócio. Toda marca deve simbolicamente representar através do logo e de toda a identidade visual, um conjunto de valores e objetivos pensados por você, ao dar vida ao seu negócio.

Construímos e modernizamos marcas. Transformamos desejos em ideia. E em planejamento de ações diárias, para a sua empresa conectar-se aos clientes de forma profissional.

Solicite projetos de adequação gráfica, identidade visual, marketing digital e criação de sites.