Lui / Conceito Criativo
Como a Administração Clássica pode lhe ajudar a entender o futuro
por André Lui Bernardo

Os cenários nas organizações atuais são, sem dúvida, muito diferentes daqueles observados por Fayol no começo do século XX. Entre os princípios gerais da administração propostos pelo autor, entretanto, alguns são válidos até hoje

Já faz mais de cem anos desde a primeira publicação da obra de Henri Fayol “Administração Industrial Geral”, mas, nos estudos da Administração, as lições deixadas pelo autor sobre sua teoria clássica ainda são fundamentais. Isso porque, mesmo antiga, a Administração Clássica fornece conhecimentos que podem ajudar a traçar novas formas de pensar e agir para resolver problemas do mundo atual.

Os cenários nas organizações atuais são, sem dúvida, muito diferentes daqueles observados por Fayol no começo do século XX. Entre os princípios gerais da administração propostos pelo autor, entretanto, alguns são válidos até hoje para qualquer profissional que deseja se destacar e estar preparado para o futuro.

Iniciativa

Fayol argumentou que a iniciativa era a capacidade do profissional de estabelecer um plano e cumpri-lo. Hoje em dia, no entanto, podemos afirmar que a iniciativa vai além, e envolve também a proatividade, a capacidade de tomar decisões, executar tarefas necessárias e assumir a liderança sem que haja necessariamente uma ordem expressa. No ritmo acelerado em que negócios são feitos, ter iniciativa é uma característica fundamental.

Espírito de equipe

Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”, defende que o profissional preparado para o futuro precisa ter, além de conhecimentos técnicos, as chamadas “soft skills”, habilidades que estão ligadas à maneira como nos relacionamos com os outros. Nesse contexto, é imprescindível saber trabalhar em equipe. Por isso, Fayol continua relevante ao afirmar que o trabalho deve ser resultado de um esforço conjunto, alcançado através de boa comunicação da equipe.

Fonte: Portal Administradores