Lui / Conceito Criativo

O Dia dos Namorados é comemorado em todo o mundo no dia 14 de fevereiro, conhecido como Valentine's Day. No Brasil, porém, o dia 12 de junho foi o escolhido para a data simbólica e um tanto quanto comercial. Mas, você sabe o porquê dessa mudança, como ela começou e quem foi o responsável por trazer a data ao Brasil?

Tudo começou com uma campanha publicitária criada para a Exposição Clipper, localizada no Largo Santa Cecília, em São Paulo. Por não ter nenhuma data comercial forte no meio do ano, as vendas não estavam boas e a empresa optou por contratar uma agência publicitária que pudesse criar novas estratégias para estimular as vendas naquele junho de 1949.

O trabalho ficou por conta da equipe do publicitário João Agripino da Costa Doria Neto, pai de João Doria Jr., atual prefeito de São Paulo. 

Com isso, João Doria desenvolveu uma campanha completa com o apoio da Federação do Comércio e escolheu o dia 12 de junho como Dia dos Namorados, por ser véspera da festa do de Santo Antônio, conhecido por ser um santo "casamenteiro", tradicionalmente seguido no nordeste do país, local de nascimento de Doria.

Como o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor”, a agência de Doria ganhou o prêmio de “agência do ano” e, já no ano seguinte, o 12 de junho passou a ser o Dia dos Namorados em todo o Brasil seguindo a tendência de São Paulo.

Fonte: Portal Administradores