Lui / Conceito Criativo

Por Matheus Acaccio

Você gosta quando as pessoas procuram hospedagem na sua cidade mas não conseguem lhe encontrar? Ou quando seus quase clientes deixam o site do seu hotel/pousada para ver vídeos de gatos na internet?

Eu tenho certeza que NÃO.

A verdade é que muitos hotéis e pousadas têm se decepcionado com a internet, pois investem tempo e dinheiro em sites e divulgação online mas não vêem retorno no que fazem. Muitos administradores e donos de hotéis e pousadas têm me questionado sobre alguma estratégia que realmente funcione para aumentar as vendas através da internet. E essa talvez seja também sua dúvida.

Afinal, qual a melhor forma de trazer mais clientes e obter MAIS RESERVAS DIRETAS através do site e redes sociais?

1. Apareça no Google

Todo viajante pesquisa por hospedagem através dos sistemas de busca. Então porque perder a chance mais valiosa de fazer negócios, que é quando o seu potencial cliente está buscando pelo produto que você tem a oferecer?

Falo isso pois apenas ter um site, por mais legal que ele seja, não é o suficiente para vender reservas online. Você precisa atrair visitantes que estejam dispostos a comprar, e no mercado de turismo, estar bem posicionado no Google é a melhor forma de fazer isso.

2. Use as redes sociais para engajar clientes já existentes e torná-los divulgadores

É claro que nem todos os hotéis têm conseguido sucesso nas redes sociais e provavelmente você esteja até um pouco duvidoso a respeito da eficácia delas para seu negócio. Mas o problema é que muitos hotéis e pousadas não estão fazendo marketing da maneira correta, e isso causa que sintam que o tempo e esforço não é válido diante dos minúsculos resultados que recebem.

Mas a estratégia é simples: não perca seu tempo divulgando sua pousada somente para novos clientes. Ao invés de dar prioridade a trazer para sua rede pessoas que ainda não conhecem sua marca, você tem que trazer aqueles que já conhecem, para que eles próprios falem bem da sua página e divulguem sua pousada para você.

3. Tenha um bom perfil no Trip Advisor

Ter um perfil completo no maior site de busca de hotéis da atualidade é uma ótima forma de conseguir reservas diretas. Por meio dele você pode fazer seu hotel ser mais conhecido pelo seu público e também pode fazer mais pessoas chegarem até seu site.

Através desta ferramenta você aumenta a notoriedade da sua marca e facilita para os viajantes entrarem em contato com você. Também é possível publicar ofertas e anúncios especiais para conquistar mais clientes.

4. Crie um excelente funil de vendas

E aqui nós chegamos a parte onde a maioria falha. Em matéria de ter tráfego, ter acessos, muitos gerentes já sabem que sim, isso é necessário. E inclusive fazem investimentos na divulgação do site do hotel, das páginas nas redes sociais, etc.

Muitos já entenderam que é preciso trazer mais acessos para seus sites.

Porém acesos por acessos não traz nada de bom para sua pousada/hotel. É pura perda de tempo. Enquanto as pessoas entram no seu site, mas não compram, não pedem um orçamento, solicitam uma informação de reserva, etc., você está perdendo tempo, por que no fim das contas isso não representa nada no seu faturamento. É como ter uma loja grande e bem movimentada, mas que as pessoas entram e saem sem comprar nada.

Por isso é importante que você tenha um princípio em mente: você precisa ter em seu site ferramentas que conduzam seus visitantes até a compra. Ferramentas que transformem visitantes em compradores, em clientes.

5. Organize-se e mensure suas atividades de marketing

Há apenas um jeito de trazer resultados com marketing: ser organizado e ter controle de tudo.

Você precisa saber quanto está investindo em cada mídia, quanto cada uma está dando de retorno, o que vale a pena e o que não vale, o que tem dado certo ou errado e o que pode/precisa ser cortado.

Somente assim é possível criar um bom plano de marketing e comunicação e obter retorno nos seus investimentos, atraindo mais e mais hóspedes.

Fonte: Portal Administradores