Lui / Conceito Criativo

Cores influenciam nossas emoções em vários contextos, estudos mostram que a decisão de um consumidor no ato da compra de um produto novo ou desconhecido está muito conectado nas cores da marca. Identificamos as cores como um auxílio para nossas associações e estas por sua vez nos aproximam ou nos afastam de algo.

Por isso a cor, um fator tão importante na composição da sua marca, deve ser muito bem selecionada para que agregue o valor da sua marca para o mundo. Neste post você vai conhecer dicas maravilhosas que te nortearão nessa etapa tão importante do seu projeto.

Você não tem que escolher apenas uma cor principal

Muitas marcas populares, como eBay e Google usam mais de uma cor principal para atrair a atenção para sua marca. Há uma razão específica para isso. Como as cores tem o poder de estimular nossas emoções e influenciar nossos traços psicológicos que nos atraem, muitas marcas usam várias cores para estimular múltiplas emoções!

eBay, por exemplo, vende tudo, de guarda-chuvas para roupas íntimas para que ele precisa ser capaz de atingir uma variedade de consumidores e desencadear uma variedade de emoções para a sua marca. Se a sua marca tem uma vasta gama de propósitos, em seguida, um esquema multi cor pode realmente trabalhar para ganhar a atenção de muitos consumidores diferentes que você pretende atrair.

Questões de Cor

Você realmente já olhou para uma marca e pensou sobre as cores que ela escolheu para usar? Se você pensar em amarelo, você pensa em McDondalds. Se você pensar em Vermelho & Branco, você encontra a Coca Cola. Muitas marcas globais atribuem uma elevada proporção de seu sucesso à cor de sua marca, e como se tornaram reconhecidas pelos seus principais clientes de forma natural.

Johann Wolfgang Goethe concluiu com suas pesquisas que a cor vai além de um fenômeno físico, mas é também um fenômeno fisiológico e psíquico.

Segundo ele as cores amarelo, laranja e vermelho-alaranjado despertam o lado mais ativo do ser humano, pois são cores estimulantes e vivas. Goethe define cor como “uma informação visual, causada por um estímulo físico, percebida pelos olhos e decodificada pelo cérebro”.

Verde, por exemplo, é comumente associado a natureza, como muitas marcas promovendo o ramo ecológico e orgânico ou todos os produtos naturais usam o verde como sua cor matriz. Porém o verde pode ser associado com saúde e bem estar, que pode ser uma excelente cor caso sua marca trabalhe com produtos médicos ou terapêuticos.
Rosa é considerado a cor romântica, cor suave, feminina, que é clássico na venda de roupas íntimas para mulheres, por exemplo, muitas vezes usam-de-rosa em seu branding.

Preto é frequentemente usado em empresas como a lei ou consultoria, como é pensado para dar uma sensação de poder e assertividade. Preto também pode dar  uma deliciosa sensação elegante e sexy, tanto que muitas marcas de calçados e roupas também tendem utilizar preto.

Você pode ter um logotipo muito bem projetado e o slogan mais objetivo, mas eles correm um grande risco de ter pouco ou nenhum impacto, se forem relacionados com as cores erradas. No fim das contas, são as cores de sua marca, logotipo, site e outros materiais de marketing que serão identificador da sua marca. Cor importa sim!

Fonte: Portal Administradores