Lui / Conceito Criativo

A importância da organização, da divisão de papéis e da alocação de responsabilidades para a melhoria dos resultados na produtividade e na imagem empresarial. É comum, especialmente nas pequenas empresas, ocorrer o acúmulo de múltiplas responsabilidades por uma única pessoa. Esta situação acontece em função da inexistência de uma divisão clara de papéis dos colaboradores, provocando reflexos negativos na produtividade da empresa.

Para se organizar, a primeira atitude é definir qual é a estrutura, do ponto de vista de quantidade e natureza, necessária para o bom andamento da operação empresarial. Trata-se de estabelecer a estrutura organizacional da empresa, bem como definir o nível de responsabilidade a ser atribuído a cada cargo da estrutura.

Ocupando o cargo adequadamente

A seguir, deve-se realizar um levantamento do perfil profissional condizente ao exercício de cada cargo, a fim de se compatibilizar as atribuições do cargo com a pessoa que irá exercê-lo. Devido a isso, se o cargo exige bom raciocínio matemático, não deve ser ocupado por alguém que não possua este atributo, pois esta pessoa estará, naturalmente, comprometida em seu desempenho.

A etapa seguinte é a descrição de cada cargo, ainda de forma sumária, de maneira que se possa identificar, com a simples leitura do documento, qual é a responsabilidade maior daquele cargo e a quem ele se acha subordinado.

Fonte: Sebrae