Lui / Conceito Criativo

O surgimento de novas tecnologias, como por exemplo, celulares, notebooks e internet possibilitou ao trabalhador moderno maior mobilidade. Aliada as novas tecnologias, a globalização e crescente terceirização dos serviços contribuíram para o desenvolvimento de um novo modelo de trabalho: o Home Office – Escritório Doméstico.

O Home Office é um estilo de trabalho, no qual o trabalhador desenvolve suas atividades profissionais a partir de uma estação de trabalho instalada em sua casa. Diferentemente de um trabalhador informal, quem opta por este modelo de trabalho está, na maioria das vezes, vinculado a uma empresa, seja por um contrato de trabalho ou como dono da empresa.

Os principais benefícios sentidos por pessoas que trabalham nesse sistema são: adaptação dos turnos de trabalho aos ciclos de maior produtividade; diminuição do nível de estresse; diminuição de trânsito e congestionamentos na rotina diária; associado à possibilidade de acompanhar a educação dos filhos.

O Home Office pode significar para o empreendedor a possibilidade de começar uma atividade empresarial com baixo investimento e risco mínimo, uma vez que a necessidade de capital de giro cai consideravelmente em uma empresa instalada dentro de uma residência, porém, a decisão de trabalhar em casa deve ser bem pensada, pois este é um modelo de trabalho que exige muita disciplina e assertividade.

Fonte: Sebrae