Lui / Conceito Criativo

A melhor forma de explicar o que é um "site responsivo" e como funciona um “Responsive Design” (Layout Responsivo) para sites e blogs, é na prática mesmo. Você deve estar navegando pelo computador, usando a tela maximizada do navegador. Se você restaurar e mexer nas bordas do navegador, escolhendo o tamanho da janela, verá que este layout se adapta e ajusta as larguras.

Além de ajustar as larguras e tamanhos dos elementos, os espaços são rearranjados, partes podem sumir ou mudar de lugar, e inclusive pode-se ajustar o tamanho da fonte, das imagens e das telas de vídeos. Tudo isso, para ficar adequado ao visitante, como por exemplo, o site ficar mais leve e carregar mais rápido, no acesso feito pelo celular.

Assim como, se você tem um smartphone ou um tablet e acessa este mesmo endereço, verá que ele se ajusta à sua tela também, sem precisar entrar num endereço específico para aparelhos móveis.

Isso é muito atraente para a otimização do seu site, quando analisado pelos robôs do Google. Se o seu site trabalha com o mesmo endereço para as diferentes plataformas, sem redirecionamentos, urls diferentes (mobile.site.com) ou aplicativos pesados, evita duplicatas e evidencia ainda mais o número de acessos ao conteúdo postado.

Sua empresa ja está na web? O site da sua empresa está em um formato moderno? Veja mais sobre criação de sites.